sábado, outubro 08, 2005

Aveiro e a Selecção


Quase dois anos depois a selecção Nacional com a sua equipa principal volta a Aveiro. Foi no dia 15 de Outubro de 2003 no jogo “inaugural” do Estádio Municipal de Aveiro que Portugal jogou contra a Grécia num jogo de preparação para o Euro2004. Estávamos longe de imaginar que a final desse campeonato seria com estas duas equipas. Foi um jogo mal jogado que terminou com um empate a uma bola. Do final do jogo ficou na memória o coro de assobios, sob o qual a equipa portuguesa desceu aos balneários no final do jogo, dada a baixa qualidade do futebol praticado. Contudo mais tarde já no europeu o mérito foi dado à equipa grega, pois apesar de praticar um futebol ”feio” foi extremamente eficaz.

Um ano e onze meses volvidos a comitiva nacional volta a Aveiro após decisão muito polémica, pois a federação pretendia obter uma maior receita com a realização do jogo no Estádio do Dragão. Parece que o seleccionador nacional teve uma palavra a dar nesta escolha pois segundo palavras do próprio ao Diário de Aveiro «Fui eu que pedi para jogarmos em Aveiro». Quanto à questão dos bilhetes, só mesmo a busca de uma maior receita com o aproveitamento do estado de graça em que a selecção se encontra depois de ter sido finalista do Euro, e estar a um ponto de carimbar a passagem de para o Mundial do próximo ano, justificam os preços elevados para o nivél de vida de um português. (muito embora este seja um mal geral pois nas competições internas acontece o mesmo). Mas mesmo com um bilhete normal a 20€ (seleccionando a elite de Aveiro e arredores para o jogo) tudo indica que o estádio vai estar cheio. É esta a selecção de todos nós? Ou só de alguns?
É pena que para apoiar o nosso Beira-Mar nem metade dessas pessoas se lembra que o futebol existe em Aveiro e a preços muito mais acessíveis.